Publicado em:
02/07/2012
TAPPING: EFEITO DE ACORDES DEDILHADOS   (Zuzo Moussawer)

Graduado na Berklee College of Music, nos Estados Unidos, Zuzo Moussawer é professor do Conservatório Souza Lima, em São Paulo, e toca em diversos projetos de jazz e rock, além de seu trabalho solo. Dá aulas particulares em Santos (SP) e online para todo o Brasil. Visite: www.zuzo.com.br.
 
Dando continuidade à série de lições sobre tapping iniciada na edição anterior, abordarei este mês possibilidades para a criação do efeito de acordes dedilhados. Para que a técnica realmente soe como dedilhado, é importante manter os dedos pressionados o máximo de tempo possível até o momento de tocar com o mesmo dedo novamente. Todos os exemplos são apresentados em tercinas, nos dois primeiros compassos, e em semicolcheias, nos dois últimos. Quaisquer divisões podem ser utilizadas em um mesmo padrão de execução, inclusive com variações que misturam notas mais curtas com notas mais longas. Os exemplos são demonstrados sobre a harmonia Am, F, C, G.
Veja a matéria completa na Guitar Player nº 10
VEJA TAMBÉM
So What (Miles Davis): melodia + walking bass ( 27/03/2017 )
iles Davis é, sem dúvida, um dos maiores ícones da música norte-americana em todos os tempos. Esse genial trompetista, que fez história ao se tornar precursor de vários movimentos dentro do jazz – do ...
LER A MATÉRIA
Improvisação: escala alterada sobre acorde dominante ( 27/03/2017 )
Olá, pessoal! Tudo bem? Como vão os estudos de improvisação? Sigamos com o nosso tema!  
LER A MATÉRIA
Double pop em cordas diferentes ( 27/03/2017 )
Olá, baixistas! Antes de passar os exercícios deste mês, vamos relembrar a Bass Player n° 51 (dezembro/2015), em que estudamos double pop. Naquela edição, treinamos double pop apenas em uma corda, conforme o ...
LER A MATÉRIA
Rage Against the Machine: Bombtrack ( 27/03/2017 )
O Rage Against the Machine foi uma das bandas mais influentes e polêmicas dos anos 1990. Criado em 1991, o grupo foi formado por Zack de la Rocha (vocal), Tim Commerford (baixo, backing vocals), Tom Morello (guitarra) e Brad Wilk (bateria). O ...
LER A MATÉRIA
Improvisação sobre Im7 – V7 ( 07/02/2017 )
Olá, pessoal! Tudo bem? Como vão os estudos? Dando continuidade ao nosso assunto, veremos aqui uma sequência harmônica muito comum: Im7 – V7. Essa cadência harmônica é uma típica ...
LER A MATÉRIA
Straight No Chaser (Thelonious Monk): melodia + walking bass ( 07/02/2017 )
A obra do pianista Thelonious Monk, falecido em 1982, é uma das mais admiráveis dentro do jazz norte-americano. Seu estilo inconfundível de composição inspira músicos que até os dias de hoje fazem ...
LER A MATÉRIA
Slap: thumb/pop/thumb ( 07/02/2017 )
E aí, galera dos graves! Nesta coluna, vamos praticar o slap com o “trio” thumb/pop/thumb. Em todos os exercícios utilizaremos a semicolcheia (quatro notas por tempo) como base rítmica, sendo que a segunda ...
LER A MATÉRIA
Red Hot Chili Peppers: The Getaway ( 07/02/2017 )
Após um hiato de cinco anos sem lançar um novo álbum, o Red Hot Chili Peppers volta à cena com um ótimo disco, The Getaway (2016). Para esse registro, além do novo guitarrista, Josh Klinghoffer, o produtor ...
LER A MATÉRIA
Criando um repertório jazzístico (parte 1) ( 23/12/2016 )
Blue Monk: melodia + walking bass O jazz é o estilo que há cerca de um século se estabeleceu na cultura norte-americana como fonte de inspiração para músicos, compositores e ouvintes apaixonados por sua ...
LER A MATÉRIA
The Colours of Chloe (Gary Burton) ( 23/12/2016 )
Grandes baixistas, chegamos à última coluna da minha série! Gostaria de deixar claro que, por muitas vezes, apresento coisas que são de certa forma avançadas, de execução difícil. Como ...
LER A MATÉRIA

Assinaturas | Contato | RSS | Bass Player U.S |
© Copyright . 1996 . 2011 | BASSPLAYER.COM.BR - MELODY EDITORA | Todos os direitos reservados | Site desenvolvivo por Gustavo Sazes | Abstrata.net