Publicado em:
30/10/2014
Técnica para mãos direita e esquerda (parte 2)   (Davi Motta)

Baixista solo e professor de contrabaixo. Atua dando aulas particulares e nas escolas Rio Música, Fermata, Centro Musical de Irajá, no Rio de Janeiro, e no Instituto Sala Musical, em Niterói/RJ. Visite youtube.com/davimotta ou entre em contato pelo e-mail mottayung@gmail.com
 
Olá, baixistas! Nesta segunda coluna, faremos alguns exercícios utilizando somente o intervalo de oitava. Aplicaremos a escala de E maior (E – F# – G# – A – B – C# – D# – E), mas não na digitação que vimos na edição anterior. Começaremos a escala do E com a corda solta. Na mão esquerda, usaremos o dedo 1 (indicador) para “apertar” as tônicas e o dedo 4 (mínimo) para as oitavas. Nos exercícios 1 e 2, tocaremos as tônicas com o indicador (i) da mão direita (para os destros; indicado com “md”) e as oitavas com o dedo médio (m) da mesma mão. A partir do exercício 3, passaremos a repetir as notas, e os dedos indicador e médio tocarão as notas sempre de forma alternada (i, m, i, m, i, m, i, m). Dessa maneira, treinaremos o salto de cordas com a mão direita. Os exercícios 1, 3 e 5 obedecem ao padrão de tônica/oitava, tônica/oitava, tônica/oitava etc. Já os exercícios 2, 4 e 6 seguem o padrão de tônica/oitava, oitava/tônica, tônica/oitava, oitava/tônica etc. Temos bastante trabalho pela frente apenas com essas duas notas. Então, mãos na massa – quero dizer, mãos nas cordas! Bons estudos e até a próxima!
Veja a matéria completa na Guitar Player nº 38
VEJA TAMBÉM
So What (Miles Davis): melodia + walking bass ( 27/03/2017 )
iles Davis é, sem dúvida, um dos maiores ícones da música norte-americana em todos os tempos. Esse genial trompetista, que fez história ao se tornar precursor de vários movimentos dentro do jazz – do ...
LER A MATÉRIA
Improvisação: escala alterada sobre acorde dominante ( 27/03/2017 )
Olá, pessoal! Tudo bem? Como vão os estudos de improvisação? Sigamos com o nosso tema!  
LER A MATÉRIA
Double pop em cordas diferentes ( 27/03/2017 )
Olá, baixistas! Antes de passar os exercícios deste mês, vamos relembrar a Bass Player n° 51 (dezembro/2015), em que estudamos double pop. Naquela edição, treinamos double pop apenas em uma corda, conforme o ...
LER A MATÉRIA
Rage Against the Machine: Bombtrack ( 27/03/2017 )
O Rage Against the Machine foi uma das bandas mais influentes e polêmicas dos anos 1990. Criado em 1991, o grupo foi formado por Zack de la Rocha (vocal), Tim Commerford (baixo, backing vocals), Tom Morello (guitarra) e Brad Wilk (bateria). O ...
LER A MATÉRIA
Improvisação sobre Im7 – V7 ( 07/02/2017 )
Olá, pessoal! Tudo bem? Como vão os estudos? Dando continuidade ao nosso assunto, veremos aqui uma sequência harmônica muito comum: Im7 – V7. Essa cadência harmônica é uma típica ...
LER A MATÉRIA
Straight No Chaser (Thelonious Monk): melodia + walking bass ( 07/02/2017 )
A obra do pianista Thelonious Monk, falecido em 1982, é uma das mais admiráveis dentro do jazz norte-americano. Seu estilo inconfundível de composição inspira músicos que até os dias de hoje fazem ...
LER A MATÉRIA
Slap: thumb/pop/thumb ( 07/02/2017 )
E aí, galera dos graves! Nesta coluna, vamos praticar o slap com o “trio” thumb/pop/thumb. Em todos os exercícios utilizaremos a semicolcheia (quatro notas por tempo) como base rítmica, sendo que a segunda ...
LER A MATÉRIA
Red Hot Chili Peppers: The Getaway ( 07/02/2017 )
Após um hiato de cinco anos sem lançar um novo álbum, o Red Hot Chili Peppers volta à cena com um ótimo disco, The Getaway (2016). Para esse registro, além do novo guitarrista, Josh Klinghoffer, o produtor ...
LER A MATÉRIA
Criando um repertório jazzístico (parte 1) ( 23/12/2016 )
Blue Monk: melodia + walking bass O jazz é o estilo que há cerca de um século se estabeleceu na cultura norte-americana como fonte de inspiração para músicos, compositores e ouvintes apaixonados por sua ...
LER A MATÉRIA
The Colours of Chloe (Gary Burton) ( 23/12/2016 )
Grandes baixistas, chegamos à última coluna da minha série! Gostaria de deixar claro que, por muitas vezes, apresento coisas que são de certa forma avançadas, de execução difícil. Como ...
LER A MATÉRIA

Assinaturas | Contato | RSS | Bass Player U.S |
© Copyright . 1996 . 2011 | BASSPLAYER.COM.BR - MELODY EDITORA | Todos os direitos reservados | Site desenvolvivo por Gustavo Sazes | Abstrata.net