Publicado em:
28/06/2013
O contrabaixo em diferentes métricas   (GILBERTO DE SYLLOS)

Professor na Faculdade Souza Lima, em São Paulo, Gilberto de Syllos é autor dos livros Técnicas para Baixo Elétrico na Música Brasileira, Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira e do play-along Baião + Ritmos Nordestinos. Atua em gravações e shows com Ivan Vilela, Da Corda pro Pé, Bloody Mary e os Caipirinhas, Marcelo Onofri Quarteto, Dualle, Elder Costa, entre outros artistas. Facebook: gilbertodesyllos E-mail: gilsyllos@gmail.com.
 
A premissa básica para um bom baixista é a de manter o tempo (beat) da música e ter uma boa fluência no desenvolvimento das ideias rítmicas – ritmo é o movimento dentro do tempo. Nos estudos teóricos iniciais, aprendemos que o tempo é regular e que a música está organizada da seguinte forma: dois tempos (binária), três tempos (ternária) e quatro tempos (quaternária).  Como contrabaixista, você acaba associando gêneros musicais a organizações métricas do compasso. Por exemplo, samba, bossa nova e baião são ritmos binários, valsa é ternária e rock, funk e reggae são quaternários. A métrica estabelece-se como sendo a organização das notas dentro da composição ou em um determinado trecho. É identificada no início da peça ou no ponto em que eventualmente mude, sempre por meio da fórmula de compasso. Pode acontecer de você tocar uma música quaternária que, num determinado trecho ou compasso, se torna ternária. É fundamental que se estudem os padrões rítmicos e métricos. Em geral, quando a métrica é ímpar, há certa estranheza por parte do contrabaixista, pois muito do que se toca profissionalmente está fundamentado em métricas pares. Aqui vai uma dica: ouça a música atentamente e repetidas vezes. Assim, notará que existem acentos nas linhas do baixo, os quais serão importantíssimos para o entendimento da organização métrica da música em questão.
Veja a matéria completa na Guitar Player nº 22
VEJA TAMBÉM
So What (Miles Davis): melodia + walking bass ( 27/03/2017 )
iles Davis é, sem dúvida, um dos maiores ícones da música norte-americana em todos os tempos. Esse genial trompetista, que fez história ao se tornar precursor de vários movimentos dentro do jazz – do ...
LER A MATÉRIA
Improvisação: escala alterada sobre acorde dominante ( 27/03/2017 )
Olá, pessoal! Tudo bem? Como vão os estudos de improvisação? Sigamos com o nosso tema!  
LER A MATÉRIA
Double pop em cordas diferentes ( 27/03/2017 )
Olá, baixistas! Antes de passar os exercícios deste mês, vamos relembrar a Bass Player n° 51 (dezembro/2015), em que estudamos double pop. Naquela edição, treinamos double pop apenas em uma corda, conforme o ...
LER A MATÉRIA
Rage Against the Machine: Bombtrack ( 27/03/2017 )
O Rage Against the Machine foi uma das bandas mais influentes e polêmicas dos anos 1990. Criado em 1991, o grupo foi formado por Zack de la Rocha (vocal), Tim Commerford (baixo, backing vocals), Tom Morello (guitarra) e Brad Wilk (bateria). O ...
LER A MATÉRIA
Improvisação sobre Im7 – V7 ( 07/02/2017 )
Olá, pessoal! Tudo bem? Como vão os estudos? Dando continuidade ao nosso assunto, veremos aqui uma sequência harmônica muito comum: Im7 – V7. Essa cadência harmônica é uma típica ...
LER A MATÉRIA
Straight No Chaser (Thelonious Monk): melodia + walking bass ( 07/02/2017 )
A obra do pianista Thelonious Monk, falecido em 1982, é uma das mais admiráveis dentro do jazz norte-americano. Seu estilo inconfundível de composição inspira músicos que até os dias de hoje fazem ...
LER A MATÉRIA
Slap: thumb/pop/thumb ( 07/02/2017 )
E aí, galera dos graves! Nesta coluna, vamos praticar o slap com o “trio” thumb/pop/thumb. Em todos os exercícios utilizaremos a semicolcheia (quatro notas por tempo) como base rítmica, sendo que a segunda ...
LER A MATÉRIA
Red Hot Chili Peppers: The Getaway ( 07/02/2017 )
Após um hiato de cinco anos sem lançar um novo álbum, o Red Hot Chili Peppers volta à cena com um ótimo disco, The Getaway (2016). Para esse registro, além do novo guitarrista, Josh Klinghoffer, o produtor ...
LER A MATÉRIA
Criando um repertório jazzístico (parte 1) ( 23/12/2016 )
Blue Monk: melodia + walking bass O jazz é o estilo que há cerca de um século se estabeleceu na cultura norte-americana como fonte de inspiração para músicos, compositores e ouvintes apaixonados por sua ...
LER A MATÉRIA
The Colours of Chloe (Gary Burton) ( 23/12/2016 )
Grandes baixistas, chegamos à última coluna da minha série! Gostaria de deixar claro que, por muitas vezes, apresento coisas que são de certa forma avançadas, de execução difícil. Como ...
LER A MATÉRIA

Assinaturas | Contato | RSS | Bass Player U.S |
© Copyright . 1996 . 2011 | BASSPLAYER.COM.BR - MELODY EDITORA | Todos os direitos reservados | Site desenvolvivo por Gustavo Sazes | Abstrata.net